Total de visualizações de página

sábado, 21 de agosto de 2010

Já avisei que investiria novamente no meu blog, depois da ligação cósmica que aconteceu hoje não haveria porque desistir dessa idéia.
Pois bm, posto que sofro de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, vulgo TDAH (se é que ainda isso é chamado assim), faço acompanhamento mensal com uma psiquiatra.
Não se assustem, é ótimo e recomendável, pelo menos para os hiperativos.
Enfim...
Essa semana passei por lá umas duas vezes porque estava enfrentando alguns problemas que imaginava ter de enfrentar só na primeira fase do jogo, mas com certeza vocês se lembram que eu tenho alguns problemas de adaptação. Portanto...
Pois então, no segundo dia em que fui ao encontro da Dra.Lú ela sugeriu que me ativesse à realidade, seguisse minha rotina.
Juntamente a isso recomendou uma leitura entitulada "Eneagrama", que até agora não passou das primeiras páginas porque eu estava envolvida em leituras acadêmicas, e aos fins de semana qualquer atividade literária em casa é considerada inviável.
Porém, logo no começo do livro houve uma menção ao sufismo, palavra cuja qual não encontrei o significado no precário dicionário (só pra rimar) que temos em casa.
Deixei para depois, né?! Pra pesquisar na internet, ou melhor, no google. E nesse "meio tempo" cometi suicídio emocional assistindo "Idas e Vindas do Amor".
Sim, sei que só pelo título altamente desprezível deveria ter descartado essa hipótese, mas que posso fazer se não resisto ao Ashton Kutcher??
E apesar dos pesares do filme são citados trechos de poeta chamado Rumi, e pra minha surpresa:

A principal obra de Rumi é o Maṭnawīye Ma'nawī (Dísticos Espirituais; مثنوی معنوی), um poema em seis volumes considerado por alguns sufis como o Corão em língua persa. É considerado por muitos como um dos maiores trabalhos de poesia mística.

No Sufismo busca-se desenvolver um coração que possa orar, busca-se a compreensão e vivência dos aspectos mais profundos do Islam, com o objetivo de permitir ao ser humano desenvolver, em vida, o potencial que lhe foi concedido por Allah.
Não há distinção entre Sufismo e Islamismo. Sufis são muçulmanos que buscam empenhar-se em suas comunidades, a viver os ideais islâmicos em sua inteireza.

"Em cada coração há uma
janela para outros corações.
Eles não estão separados,
como dois corpos.
Mas, assim como duas lâmpadas
que não estão juntas,
Sua luz se une num só feixe."

(Jalaluddin Rumi)

Portanto, depois de tamanha coincidência, não poderia deixar de escrever sobre isso.
Cheguei à conclusão de que André Abujamra tem razão quando diz que "O mundo é pequeno pra caramba..." Além do quê, foi a parte mais emocionante do dia.
Depois disso tentei pintar as madeixar, mas o resultado não foi satisfatória e enquanto procedia consegui quebrar um espelho.
Só não considero um mau presságio porque em meio à uma coincidência tão feliz não poderia haver "pedra tão grande no meio do meu caminho".

Um comentário:

  1. Nice!
    Conheço muito pouco do islamismo, mas tenho vontade de ler o corão alguma hora dessas =)
    Sou cristão,mas isso não importa.

    ResponderExcluir