Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Direto do arco-da-velha...

Do arco-da-velha: coisas do arco-da-velha são coisas inacreditáveis, absurdas. Arco-da-velha é como é chamado o arco-íris em Portugal, e existem muitas lendas sobre suas propriedades mágicas. Uma delas é beber a água de um lugar e devolvê-la em outro – tanto que há quem defenda que “arco-da-velha” venha de arco da bere (“de beber”, em italiano).
Fontes: Locuções Tradicionais no Brasil. ed. Universidade Federal de Pernambuco. Luís da Câmara Cascudo e Guia dos Curiosos.

Agora que a expressão já foi devidamente esclarecida posso passar a contar minha história.
Moro em um bairro tradicional da minha cidade, acredito que até ter sido um dos primeiros bairros a existir, fruto da colonização espanhola.
Pois bem, as pessoas que moram por aqui moram desde que nasceram, exemplo vivo disso é a minha família. Meu avô mora aqui têm uns 60 anos, e minha avó, acreditou eu, há quase isso também.
Então, a julgar por esses fatos pode-se concluir que a maioria das pessoas se conhece, para não dizer todas elas, o que implica numa fábrica bizarra de fofocas. E só tô contando tudo isso porquê aconteceu um fato muito engraçado.
Meu primo tem uma imobiliária, e meu tio trabalha com ele. Ambos estão empenhados em vender um imóvel bem grande na principal rua do bairro, de até pequeno destaque na cidade pois nela existem vários comércios, igrejas e acessos a estradas. A gente sabe disso porque eles são da nossa família, mas a parte é engraçada é que o bairro inteiro sabe também, mas sabe o seguinte:

Distinta idosa: - Ô moço!
Moço: - Pois não.
Distinta idosa: - Que vai ser aí, hein?
Moço: - Ah, vai ser uma funerária!

Agora o bairro já sabe que o imóvel, que nem foi vendido ainda, será uma funerária, graças ao trabalho de uma imobiliária que situa-se na rua do mesmo.

Bem-vindos ao nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário