Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bom dia,

hoje, como toda segunda-feira, meu dia começou cedo, mas por um milagre do acaso nosso professor de Direito Constitucional ouviu nossas preces e não foi dar aula.Na verdade eu não sei se agradeço ou se me emputeço, afinal de contas eu acordei 06:40 da manhã pra assistir aproximadamente 40 minutos de aula!
Acho que até agradeço porque, depois disso, como todas boas adeptas do sistema capitalista eu e uma amiga muito querida fomos tomar café na rede de restaurantes mais bem-sucedida do planeta, com mais de 31.000 restaurantes e presente em 118 países com um faturamento anual de mais de US$ 45 bilhões.
Pois é, fui lá no Mc Donald's deixar uns míseros reaizinhos em um capuccino + cookie de aveia, maçã e canela.
Mas não é nem por todos esses dados que estou divulgando minha atividade matinal, e sim porque ao me dirigir à cafeteria me deparo com o cardápio, e como toda boa gordinha coloquei-me a lê-lo.
Ao questionar um milhão de coisas, por mera curiosidade, percebi que café espresso estava escrito com S, isso, com S. E como não podia deixar de ser eu questionei em alto e bom som:
Eu: - Meu, café expresso se escreve com S?
Amiga: - Que eu saiba não.
Eu: - Moça, o cardápio e o letreiro estão errados.
Moça: - Não, provavelmente o cardápio está certo.
Eu: - Expresso se escreve com X, a vida toda eu escrevi com X.
E saí altamente frustrada com a situação, por que eu jurava conhecer minha língua nativa, até um pouco da língua alheia, afinal Marx morreu e o mundo mudou. Mesmo em inglês escreve-se express, with X.
Cheguei em casa e a primeira providência que tomei foi consultar um dicionário e o Google. E depois de pesquisar descobri que espresso é em italiano!
Foi então que me dei ao luxo de me emputecer. Porque apesar de não saber usar porquês e nem ser a melhor adepta da nova gramática eu ainda moro no Brasil e prezo pelo meu idioma.
Digam o que quiserem, que pode até parecer hipocrisia depois de ser uma capitalista confessa, mas é que acho que o sistema mundial não podia interferir tanto assim, influenciar na língua nacional é triste.
Poxa, a terra do Obama é a nação mais capitalista do universo e nada influência a vida dela,tudo bem que as maiores franquias são americanas (básico).
Mas lembra que o Obama falou que o Lula é o cara?
Nem por isso eles falam português por lá, mesmo porque o português do presidente é meio lamentável.
E aí, vem o Mc Donald's e tem certeza que pode influenciar 191, 5 bilhões de pessoas a pensar como eles.
E influência, porque é alto o número de erros crassos que presencio.
Mas aí eu pensei de novo e concluí que a culpa não é só do Mc Donald's, mas é nossa também.
Porque a gente pode se dar ao luxo de escolher o que quer....se quer ser de direita, de esquerda, ou até mesmo se vai fazer parte da trupe do muro, mas é um dever reconhecer o que nos permitiu construir conhecimentos suficientes, ou não dependendo do ponto de vista que não vem ao caso, rs, para formar uma opinião.
E eu acredito, sinceramente, que a língua portuguesa é um desses meios, afinal de contas saber ler e interpretar é o que te permite pensar.
Por isso viva o café expresso com X, com XXXXX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário